JoomlaTemplates.me by Discount Bluehost

Rohatsu Sesshin – Retiro da Iluminação de Buda

Publicado: Quarta, 12 Março 2014

 

Buda em ZazenNa semana de 1 a 8 de dezembro, as sangas Zen Budistas do mundo inteiro fazem um retiro, o Rohatsu Sesshin (臘八接心), honrando a Iluminação de Buda, que é celebrado no dia 8 de dezembro nas tradições de budismo japonês, chinês e coreano. Segundo a tradição, depois de aceitar o arroz doce oferecido pela pastora Shujata, abandonando o acetecismo extremo, Sidharta (o futuro Buda), banhou-se no rio e sentou-se em Zazen por sete dias e sete noites.

Na manhã do oitavo dia, ao olhar com profundidade a estrela da manhã, atingindo a Iluminação, disse: ”Eu e todos os seres da Grande Terra simultaneamente nos tornamos o Caminho.”

Na nossa Comunidade, devido à “correria” deste época de ano, a partir de 2013 dividiremos o “Rohatsu Sesshin” em duas etapas. A primeira etapa realiza-se como Rohatsu Sesshin no final de semana próximo ao dia primeiro de dezembro e a segunda etapa é realizado como Saimatsu Sesshin (Retiro de Fim de Ano) nos dias próximos ao dia 31 de dezembro, terminando com o  Zazenkai de Encerramento do Ano Velho e Entrada do Ano Novo no dia 31.

rohatsusesshin07-12-02

Rohatsu Sesshin 2007

Participe – total ou parcialmente – homenageando e dando vida ao Ser Iluminado em cada um de nós e em todo o Cosmos. O retiro será realizado na casa-sede e haverá a possibilidade de pernoite.

Nota: Geralmente, o Rohatsu Sesshin do Templo Busshinji (Sede Administrativa da Escola Soto Shu para América do Sul) é realizada de 2ª-feira a sábado da semana depois do período tradicional de 1 a 8 de dezembro, para permitir a participação dos interessados no Rohatsu Sesshin no templo-sede brasileiro, orientado pelo Superintendente (Sôkan – atualmente o Saikawa Roshi), sem prejudicar a realização do Rohatsu Sesshin nos grupos locais espalhados pelo país.

Comentário de um aluno, depois de um Rohatsu Sesshin: “O sesshin foi para mim um grande espelho, no qual apesar de minha miopia pude ver-me, ainda que por  breves instantes.”

. Veja o texto “O Dia da Iluminação do Buda Sakiamuni“, de Kakushin Kahner

. Ler um texto excelente sobre Sesshin, escrito por Jisho Handa, Sensei e publicado no blog Sangha Margha: Lembranças de outros sesshin

Rodapé