JoomlaTemplates.me by Discount Bluehost

Rohatsu Sesshin – Retiro da Iluminação de Buda

Publicado: Quarta, 12 Março 2014

 

Buda em ZazenNa semana de 1 a 8 de dezembro, as sangas Zen Budistas do mundo inteiro fazem um retiro, o Rohatsu Sesshin (臘八接心), honrando a Iluminação de Buda, que é celebrado no dia 8 de dezembro nas tradições de budismo japonês, chinês e coreano. Segundo a tradição, depois de aceitar o arroz doce oferecido pela pastora Shujata, abandonando o acetecismo extremo, Sidharta (o futuro Buda), banhou-se no rio e sentou-se em Zazen por sete dias e sete noites.

Na manhã do oitavo dia, ao olhar com profundidade a estrela da manhã, atingindo a Iluminação, disse: ”Eu e todos os seres da Grande Terra simultaneamente nos tornamos o Caminho.”

Na nossa Comunidade, devido à “correria” deste época de ano, a partir de 2013 dividiremos o “Rohatsu Sesshin” em duas etapas. A primeira etapa realiza-se como Rohatsu Sesshin no final de semana próximo ao dia primeiro de dezembro e a segunda etapa é realizado como Saimatsu Sesshin (Retiro de Fim de Ano) nos dias próximos ao dia 31 de dezembro, terminando com o  Zazenkai de Encerramento do Ano Velho e Entrada do Ano Novo no dia 31.

rohatsusesshin07-12-02

Rohatsu Sesshin 2007

Participe – total ou parcialmente – homenageando e dando vida ao Ser Iluminado em cada um de nós e em todo o Cosmos. O retiro será realizado na casa-sede e haverá a possibilidade de pernoite.

Nota: Geralmente, o Rohatsu Sesshin do Templo Busshinji (Sede Administrativa da Escola Soto Shu para América do Sul) é realizada de 2ª-feira a sábado da semana depois do período tradicional de 1 a 8 de dezembro, para permitir a participação dos interessados no Rohatsu Sesshin no templo-sede brasileiro, orientado pelo Superintendente (Sôkan – atualmente o Saikawa Roshi), sem prejudicar a realização do Rohatsu Sesshin nos grupos locais espalhados pelo país.

Comentário de um aluno, depois de um Rohatsu Sesshin: “O sesshin foi para mim um grande espelho, no qual apesar de minha miopia pude ver-me, ainda que por  breves instantes.”

. Veja o texto “O Dia da Iluminação do Buda Sakiamuni“, de Kakushin Kahner

. Ler um texto excelente sobre Sesshin, escrito por Jisho Handa, Sensei e publicado no blog Sangha Margha: Lembranças de outros sesshin

Sangaku Sesshin (feriado de carnaval)

Publicado: Quarta, 12 Março 2014

Sangaku Sesshin 2015:
Início: 13 fevereiro às 19:00 hs
Término: 17 fevereiro às 22 hs
Ficha de nscrição e valores da contribuição sugeridos encontram-se no site da Comunidade Zendo Sul – Jisui Zendô

Apresentação: Desde a época do Budismo Clássico, os Três Treinamentos – Estudo, Moralidade e Meditação – têm sido considerados a base da prática budista. O Estudo divide-se em três aspectos: ouvir os ensinamentos, refletir sobre eles e praticá-los ou realizá-los.

Baseado nestes ensinamentos, desde 2007 a Sanga Águas da Compaixão realiza o Sangaku Sesshin – Retiro dos Três Treinamentos (三學接心) – onde praticamos a Moralidade nas atividades de sentar em Zazen ou fazer Samu (atividade diária) juntos, em grupo. Na atitude de um buda, praticamos a Meditação ao sentar em Zazen e praticamos o Estudo ao recitarmos os sutras e ouvir as aulas dos palestrantes convidados e palestras da Monja Isshin sobre a prática do Zen Budismo.

De 2007 até 2014, tivemos a honra de contar com aulas do Rev. Prof. Monteiro) e, encerrando um ciclo e iniciando um outro, este ano teremos a oportunidade de ouvir ensinamentos do Swami Krishnapriyananda Saraswati sobre as origens do Budismo na cultura indiana.

Tema 2015:
As Raízes Hinduístas do Budismo
– Étimo e antropologia cultural;
– Aspecto histórico-social
– Brahmanismo e Vedismo
– Conceitos Karma e Samsara
– Sanathana Dharma
– Shruti e Smriti
– Épicos: Mahabharata, Ramayana, Puranas
– Filosofia e os seis darshanas
– O Bhagavad-gita como darshana em comum
– Manifestações “religiosas” principais
– A contemporaneidade

Orientação: Monja Isshin Havens
Palestrante Especial Convidado: Swami Krishnapriyananda Saraswati

O Hinduísmo e o Budismo
Os três pilares que sustentam o Sanathana-dharma (hinduísmo) ou tri-varga, tendo muitos pontos comuns como Budismo original, são: Artha, correta distribuição da riqueza; Kama, correta distribuição do que é prazeroso; Dharma, correta distribuição da justiça ou do dever. A correta forma de distribuição dos princípios também recebe o nome de Purusharthas, porque dizem respeito aopurusha ou ser encarnado, que por fim deverá alcançar Moksha ou liberação do ciclo de nascimentos e mortes chamado Samsara.

Objetivo do seminário
O objetivo deste seminário é demonstrar as bases fundamentais do Budismo no Hinduísmo, assinalando os pontos comuns e os que são derivados de pontos de vista distintos, os quais se formaram ao longo dos séculos. Tendo uma linguagem praticamente comum nos primórdios do Budismo com o Hinduísmo, há termos e conceitos que são idênticos no seu étimo e aplicação, distanciando-se, contudo, ao longo do desenvolvimento da civilização. O participante terá uma clara noção de que o princípio da igualdade e diferenças simultâneas entre o Absoluto ou Sua ideia de Buddi-dharma, e o Jivatma, bem como a atuação da Prakriti ou natureza material, está presente em ambas filosofias.

Organização: Jisui Zendô – Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão – Porto Alegre, RS

Você pode fazer a sua inscrição e ver os valores da contribuição sugeridos no site da Comunidade Zendo Sul – Jisui Zendô.

Local:
Jisui Zendô (Zendô Águas da Compaixão)
Rua Eliziário Goulart da Silva, 93 (antiga Rua Vista Alegre)
bairro Cristo Redentor (atrás do Hospital Cristo Redentor, bem próximo à Avenida Assis Brasil – Acesso pela Rua Estácio Pessoa)
Veja as mãos das ruas para chegar de carro no Google Maps:

Baixar os arquivos dos textos que serão usados neste sesshin:  a ser informado

Ler mais: a ser informado 

Rodapé